A Semana de Design de Milão 2025 acontecerá de 8 a 13 de abril de 2025. O evento é composto pela feira Salone del Mobile e pelo Fuorisalone, uma série de eventos paralelos pela cidade. Mas com o euro beirando a R$ 7,00, grandes filas na exposição e e a nossa agenda cada vez mais cheia, vale a pena ir?
Um breve resumo:
O Salão do Móvel de Milão (Salone Internazionale del Mobile di Milano), teve sua primeira edição em 1961. O evento foi criado com o propósito de promover móveis italianos e aumentar as exportações do setor. Desde então, o Salão cresceu exponencialmente, tornando-se um dos eventos mais importantes do mundo para o setor de design de interiores e mobiliário.
Milhares de designers, arquitetos, jornalistas e outros profissionais relacionados a este mercado visitam o evento anualmente para se inspirar e criar networking.
Complemento ao Salão:
A Semana de Design de Milão, também conhecida como “Fuorisalone”, surgiu como uma extensão do Salão do Móvel. Começou por volta dos anos 1980 como uma série de eventos paralelos. São realizadas exposições, festas, instalações e conferências em diferentes distritos e locais da cidade, como os famosos bairros Brera, Tortona e Lambrate.
Impacto Global Tendências Mundiais:
Ambos os eventos juntos desempenham um papel fundamental na definição de tendências e estilos que conduzirão a indústria do design e mobiliário nos anos seguintes.
Ocorre que, tamanha atenção chamou a atenção de grandes marcas (inclusive de marcas fora do segmento de móveis e decoração) que passaram a participar do Fuorisalone gerando diversas críticas e debates na comunidade do design.


Perda de Autenticidade e do caráter experimental do Fuorisalone, que historicamente foi uma plataforma aberta para designers independentes exibirem sua criatividade sem as amarras comerciais.
Marketing e Publicidade:
Eventos organizados por grandes marcas muitas vezes se concentram mais em estratégias de marketing do que na inovação de design genuína, utilizando instalações impressionantes principalmente como ferramenta de branding.
Visibilidade Reduzida:
Os designers independentes podem achar mais difícil se destacar quando competem por atenção com grandes marcas que possuem orçamentos robustos para alugar os melhores espaços e criar grandes instalações.
Acesso Limitado:
Custos crescentes associados à participação no Fuorisalone podem ser proibitivos para pequenos estúdios e artistas independentes, afetando diretamente a diversidade de participantes e perspectivas.
Acesso limitado também aos visitantes, pois a grande procura gera aumento no valor da passagem e hospedagem na cidade nesta época.
P. ex. passagem de classe econômica do Brasil sai em média R$7.000,00, sendo R$5.000,00 o valor médio de uma diária de apartamento de airbnb no centro de Milão para um casal.
Impacto na Criatividade e Inovação:
Há uma preocupação de que a influência das grandes marcas leve a uma homogeneização das ideias apresentadas, reduzindo a heterogeneidade de estilos e conceitos que sempre caracterizaram o evento.
Conservadorismo de Design:
As marcas podem optar por apresentar designs mais comerciais e mainstream para atrair uma audiência ampla, em detrimento de projetos inovadores e arriscados, que geralmente vêm de designers independentes.


Além disso, com os olhos desse mercado voltados para essa semana em Milão atrai muitas pessoas somente interessadas em marcar presença, fazer uma selfie e postar o look do dia sem de fato querer entender e mercado, discutir novas formas do morar ou mesmo aproveitar esses dias para de fato abrir a cabeça com tamanha inovação

Resposta da Comunidade Iniciativas Alternativas:
Em resposta a essa mudança, alguns grupos têm organizado eventos paralelos menores durante a Semana de Design, focando exibições de artistas emergentes e novas vozes no design.
Críticas construtivas sugerem a criação de políticas e incentivos que promovam um espaço mais igualitário onde tanto grandes marcas quanto talentos independentes possam coabitar de maneira mutuamente benéfica.
Outras feiras internacionais ganham espaço no setor qtais como Relsink, Dubai e Londres.
“Escolhas da Fê na CASACOR São Paulo 2024!”, leia a matéria completa clicando aqui.
Considerações Finais
O equilíbrio entre participação de grandes marcas e apoio a novos talentos continua sendo um debate crucial para a evolução do Fuorisalone. Promover um ambiente que valorize a diversidade e inovação no design pode ser a chave para manter a vitalidade e relevância da Semana de Design de Milão no cenário global.
Se você pensa somente em criar conteúdo talvez a fera não seja mais atrativa, mas se você deseja realmente se surpreender e abrir os olhos para tudo que a feira oferece essa talvez seja uma excelente oportunidade.
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